Queda de meteoro provoca forte clarão no céu da região Chapada Diamantina
Moradores da região Chapada Diamantina viram um forte clarão no céu na noite de domingo (17) após a queda de um meteoro. A informação foi divulgada pela Associação Paraibana de Astronomia. Câmeras de segurança de algumas casas registraram o momento.
Além da luz que chamou a atenção de vários moradores, alguns estão relatando ter ouvido um estrondo e ate tremores de residências.
Segundo o presidente da Associação Paraibana de Astronomia, o bólido não tem ligação com a chuva Geminídeas, uma das poucas chuvas intensas que são favoráveis de se observar no hemisfério sul.
“A chuva de meteoros Geminídeas está ocorrendo ainda, mas ao que tudo indica é que esse bólido que a gente viu ontem, na região central da Bahia, não tem nada a ver com essa chuva. Geralmente a chuva de meteoros não geram objetos tão luminosos como esse que a gente viu nesta noite”, explicou o presidente da associação, Marcelo Zurita.
Os estudos apontaram que o meteoro foi gerado pela passagem de uma rocha espacial que atingiu a Terra em alta velocidade.
“Os objetos estão em órbitas no solo, girando em velocidades altíssimas e quando eles atingem a nossa atmosfera que eles acabam provocando a compressão dos gases e isso gera esse fenômeno luminoso”, disse o presidente da associação.
De acordo com Marcelo Zurita, quanto maior a rocha, mais luminoso é o meteoro que ela gera.
“Nesse caso, a gente acredita que foi um objeto grande, com talvez 1,5 metro de diâmetro que acabou gerando esse bólido”, pontuou.