Diretor do Hospital Regional da Chapada reforça: “é impossível o SUS pedir dinheiro para qualquer procedimento”; não caia no golpe do exame
O Diretor do Hospital Regional da Chapada, Dr. Carlos Holtz vem a público esclarecer que é impossível esse Hospital ou qualquer outra instituição 100% SUS pedir dinheiro para custear qualquer tipo de exame ou procedimento, principalmente, via telefone. Ele acrescenta ainda, que, qualquer familiar que receber esse tipo de solicitação, não repassar nenhum valor e procurar imediatamente a Unidade. A notícia do golpe movimentou as redes sociais, e a indagação maior era de como os golpistas conseguem o contato e informações sobre o paciente? Um internauta expressou:
“Não pode só alertar a população. Se consegue o contato e informações dos pacientes, o hospital precisa ser questionado também. A polícia deve investigar tudo, inclusive, como eles [golpistas] estão pegando os dados do paciente. Para um bom entendedor meia palavra basta”, reclamou o internauta.
O Diretor do Hospital esclarece que são hackres profissionais, e que em conversa com Dr. Marcelo, Delegado de Seabra, lhe foi dito esse tipo de golpe não acontece só em Seabra, É um golpe a nível nacional. Já aconteceu em vários hospitais de referência. Inclusive os hackres invadem até bancos.
“O que temos a dizer a sociedade é que nós também não sabemos como eles conseguem invadir isso, mas que hacker é um profissional que trabalha para isso, eles, muito provavelmente entram no sistema e conseguem visualizar [as informações]. Precisamos da ajuda dos órgãos competentes, dos investigadores para sabermos como eles conseguem fazer esse tipo de situação.
Carlos também chama a atenção da população pelo fato de que os golpistas falam que irão fazer um exame que não tem no Regional, mas sim em uma clínica. Mas não há em Seabra u região próxima, clinica com estrutura melhor que do Hospital
“Onde seria essa clínica que consegue fazer exames de emergência que a gente não consegue fazer no hospital? Eu não vejo nenhuma clínica aqui com essa estrutura, a não ser que seja em Feira de Santana, quiçá Itaberaba, que possa fazer algo que não seja feita no Regional. Não há estrutura melhor que o Regional dentro de Seabra”, alerta o Diretor.
Familiares devem ficar atentos, não aceitar a pressão psicológica que os golpistas utilizam. Devem desconfiar sempre e espalhar a notícia de que o SUS não pede dinheiro para nenhum tipo de procedimento.