INSS vai antecipar pagamento do 13º salário a aposentados e pensionistas


Cerca de 34,2 milhões de aposentados, pensionistas e beneficiários de auxílios do INSS terão o 13º salário pago de forma antecipada neste ano. A primeira parcela será depositada entre os dias 24 de abril e 8 de maio. Já a segunda, será paga de 26 de maio a 6 de junho.
A antecipação foi oficializada em decreto assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, publicado no Diário Oficial da União nesta sexta-feira (4). De acordo com o Ministério da Previdência Social, a medida deve injetar mais de R$ 73 bilhões na economia.
Este é o sexto ano consecutivo em que o pagamento do 13º ocorre antes do tradicional calendário de agosto e dezembro. Os primeiros a receber serão os segurados que ganham um salário mínimo — atualmente fixado em R$ 1.518. Segundo dados da Previdência de fevereiro, aproximadamente 70,5% dos beneficiários se enquadram nessa faixa.
Na primeira parcela, a maioria dos segurados vai receber 50% do valor total do 13º salário. Para quem começou a receber o benefício após janeiro, o valor será proporcional ao tempo de recebimento.
O extrato com os valores e as datas de pagamento estará disponível em breve no aplicativo “Meu INSS” (para celular e tablet) e também no site do instituto. Quem não tem acesso à internet pode obter as informações pelo telefone 135.
O Ministério da Previdência lembra que beneficiários de programas assistenciais, como o Benefício de Prestação Continuada (BPC) e a Renda Mensal Vitalícia, não têm direito ao 13º salário, conforme determina a legislação.
Com informações da Agência Brasil