Carro cai de barranco e moradores denunciam estado do único acesso ao Capão; prefeito responde
Se as cachoeiras escondidas no meio da mata no Vale do Capão, no município de Palmeiras, tornam-se cada vez mais conhecidas pela paz e misticismo, o caminho que leva até elas vai de mal a pior. Há poucos dias, um carro de passeio que transportava uma turista e duas crianças despencou da única via que dá acesso a uma das regiões mais famosas da Chapada Diamantina.
O acidente motivou moradores a denunciarem a deterioração em uma carta aberta à gestão municipal. Há pouco mais de dois anos, a Ladeira dos Campos, que fica bem próxima à entrada da vila do Capão, passou por uma reforma financiada pelo Governo do Estado.
O projeto, no entanto, não se responsabilizou pela drenagem do solo, o que fez com que a via de quase 2 km de extensão continuasse oferecendo perigo a moradores e turistas que frequentam a região. A cada chuva que atinge a localidade, parte das bordas da ladeira cede, estreitando mais a via.
O brigadista Matheus Presto participou do resgate dos três passageiros e contou que uma falha mecânica do carro teria impedido que a motorista conseguisse frear o veículo. O socorrista diz ainda que as vítimas tiveram ferimentos leves e que foram encaminhadas para o hospital da região.
“Esse local é de ribanceira, alto e perigoso. Deveria ter uma contenção que evitasse que a pessoa despencasse de uma vez em queda livre”, analisa.
O acidente catalisou protestos de organizações civis do distrito de Caeté-Açu, onde fica o vale, que já haviam denunciado o desgaste da via. Ao total, seis associações assinaram uma carta à prefeitura de Palmeiras em que chamam atenção para a situação desastrosa da Ladeira dos Campos e cobram melhorias.
Novo projeto
O prefeito de Palmeiras, Ricardo Guimarães (PSD), culpa as chuvas que atingem a região pelo estrago do único acesso ao destino turístico. Em entrevista à reportagem, o gestor admitiu que a obra realizada há dois anos não realizou a drenagem da água que passa por debaixo da via.
A situação, segundo o prefeito, será resolvida com a pavimentação da estrada de 19 km que liga o distrito de Caeté-Açu até a sede, no município de Palmeiras. Em julho do ano passado, o então governador Rui Costa (PT) autorizou a ordem de serviço para a obra, que até hoje não começou.
“O novo projeto do asfalto do Capão, que já vai começar, agraciou os 1,8 km da Ladeira dos Campos. A empresa vai requalificar toda a pavimentação e fazer a drenagem do local”, garante. Somente na semana passada, as licenças ambientais necessárias para o início das obras foram liberadas, mas Ricardo Guimarães não detalhou quando o projeto deve sair do papel. (por Correios 24 horas)