Benção, filme produzido em Lençóis estreia no XIX Panorama Internacional Coisa de Cinema

Benção, filme produzido em Lençóis estreia no XIX Panorama Internacional Coisa de Cinema
Spread the love

A cidade de Lençóis, especialmente a região do Quilombo do Remanso, foi palco para a produção audiovisual Benção, que estreia neste fim de semana no XIX Panorama Internacional Coisa de Cinema, em Salvador.

O curta-metragem conta a história de um jovem cuja infância foi marcada pela relação de intensa proximidade com a avó, mas que, ao emigrar para a “cidade grande”, se distancia da família, perdendo a identificação com a cultura do seu lugar de origem. No entanto, ao retornar para a cidade é arrebatado por um sonho em que lembra da língua com a qual se comunicava com a matriarca quando criança. O sonho resgata a identidade adormecida da ancestralidade presente na comunidade e, especificamente, da ligação com a avó, a quem tinha uma forma especial de “pedir a bênção”. 

Produzido pela RECAN Produções, o filme tem direção de Mamirawá, agente cultural e cineasta pernambucana criada na cidade chapadeira, e Tainã Pacheco, produtor audiovisual lençoense. Além de ter sido gravado na comunidade de Remanso de forma independente, a quase totalidade da equipe que participou do filme tem origem na Chapada, na cidade de Lençóis, sendo formada majoritariamente por jovens formados no ponto de cultura Grãos de Luz e Griô.

A inspiração do filme é uma história vivida e contada pelo professor Márcio Caires, também do Grãos de Luz e Griô. A produção estrela o ator e cantor Ricardo Boa Sorte, cuja inspiração para compor o personagem vem além da história contada por Márcio. “Sou um arte educador popular formado na pedagogia griô, através das próprias vivências de ancestralidade e identidade do projeto Grãos de Luz e Griô. Até a minha religião se influencia pelo respeito e aprendizagem com os mais velhos”, contou. 

Ricardo acrescenta que o filme remete à sua própria história, já que atualmente reside em Salvador, mas não deixa de vivenciar o vínculo com a sua família sempre que possível. “Sempre que eu volto de Salvador eu vou lá ver minha vó, vou pedir a benção, então o filme dialoga com a minha história e com outras histórias de pessoas que saem dos seus interiores e deixam sua família, sua raiz”, destacou.

O filme, que foi finalizado em 2023 e selecionado na competitiva baiana do festival, será exibido nos dias 16 de março, às 20h15 e 17 de março, às 13h30, no Cine Glauber Rocha, na praça Castro Alves, em Salvador, com valores de R$12,00 (inteira) e R$6,00 (meia).

O XIX Panorama Internacional Coisa de Cinema começou no dia 14 e segue até 20 de março. Com patrocínio do Instituto Flávia Abubakir, foi contemplado pelo edital SalCine e conta com recursos financeiros da Fundação Gregório de Mattos, Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, Prefeitura de Salvador, da Lei Paulo Gustavo, Ministério da Cultura e Governo Federal.

Ananda Azevedo – Chapada News, o portal de notícias da Chapada Diamantina.

Please follow and like us:
Pin Share

Juarez Santos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social Share Buttons and Icons powered by Ultimatelysocial
RSS
Follow by Email