Papa Francisco morre aos 88 anos no Vaticano


O Papa Francisco, líder da Igreja Católica desde 2013, faleceu nesta segunda-feira (21), aos 88 anos, em sua residência na Casa Santa Marta, no Vaticano. A informação foi confirmada pelo cardeal camerlengo Kevin Farrell às 7h35 (horário local).
O Papa Francisco participou da missa de Páscoa neste, domingo, 20 de abril de 2025, embora de forma limitada devido à sua saúde debilitada. A missa foi celebrada pelo cardeal Angelo Comastri, mas o Papa fez uma aparição surpresa na varanda da Basílica de São Pedro, onde, sentado em uma cadeira de rodas, saudou os fiéis com a tradicional bênção “Urbi et Orbi”. Seu discurso foi lido por um assessor e incluiu apelos por paz mundial e desarmamento global.
Nascido Jorge Mario Bergoglio em Buenos Aires, Argentina, Francisco foi o primeiro papa latino-americano e o primeiro jesuíta a ocupar o cargo. Seu pontificado ficou marcado pela ênfase na simplicidade, defesa dos pobres, diálogo inter-religioso e preocupação com o meio ambiente.
Internado recentemente com pneumonia, sua saúde vinha inspirando cuidados desde o início do ano. Apesar de breve recuperação, o agravamento de seu estado levou ao falecimento nesta madrugada.
Seu funeral será realizado em cerimônia simples, como era seu desejo, na Basílica de Santa Maria Maior, em Roma. O conclave para a escolha do novo papa deve ocorrer nos próximos 15 a 20 dias.
Líderes do mundo inteiro prestaram homenagens, destacando o legado de compaixão e renovação que Francisco deixa para a Igreja e para o mundo.